segunda-feira, 24 de agosto de 2015

O tempo é o senhor da evolução




Muitos aspirantes a músico desejam chegar ao nível de seus ídolos e de preferência em pouco tempo. O erro nessa linha de raciocínio é achar que vai engatar o instrumento e sair tocando fusas a torto e a direita. Existe, por trás disso tudo, um longo caminho e o meio de transporte que será usado é unicamente chamado de EXERCÍCIO.

O exercício é um treinamento de repetições. Como tudo na vida se repete para aprendermos o funcionamento, analisarmos os detalhes, corrigir as falhas, etc. Tudo são repetições e no caso do seu instrumento preferido você irá se esbaldar nelas (repetições) que até um certo ponto se tornará maçante, chato e fará você desistir na primeira tentativa. Resista.

Deve-se ter em mente que a ciência sempre andará de mãos dadas com esse longo aprendizado e utilizaremos uma parte da ciência chamada mecânica. Pra resumir tudo isso de mecânica imagine que o seu andar é resultado da mecânica. Você, quando era um pequeno gafanhoto, tentava ficar de pé (pulei as partes iniciais da vida) até conseguir se equilibrar. Seus pais ficaram super felizes, batiam palmas, riram. Daí você começou, com o tempo, a dar os primeiros passos, meio desengonçado, mas foi progredindo até que...eureka... seu cérebro  aprendeu a controlar o seu corpo. Sinais foram enviados a todas as partes do seu corpo para poder ter um certo equilíbrio oriundo do cérebro até que, mecanicamente, você anda, corre, pula, etc, etc.

Pois bem. Com o seu instrumento não será diferente. A cada aprendizado novas conexões neurais são criadas e memorizadas nas células musculares. Então vou mostrar algumas considerações até porque você quer evoluir e se tornar um excelente musico, certo?

  • tenha em mente que todo exercício precisa começar num andamento lento. Comece com 40 bpm no metrônomo.
  • Tenha na sua cabeça que NÃO adianta querer aprender tudo. Aprenda o básico, o feijão com arroz e principalmente as técnicas que você irá precisar. É que nem matemática e você não usa 2% do que aprendeu na escola. To certo?
  • Persista. A tendência é desistir por ser maçante. Não queira ser um desleixado. Em casa busque todas as informações. Faça experiências. Troque idéias com outras pessoas que tocam outros instrumentos ou o mesmo que o seu. Tudo servirá para o seu crescimento.
  • Se respeite. Respeite seus limites. Seja humilde.

Existem  mais considerações mas pra efeito inicial prefiro falar dessas por achar mais importantes e pode ser entendido como uma pequena base para começar a refletir sobre outras possibilidades.

Estude e avance com afinco. Não desista pois nunca é tarde. Farei um vídeo de um exercício que estou fazendo de um solo pra minha musica Cachoeira. São arpegios no estilo do Malmmsteen, mas bem simples pois não tem como ser igual. Estou começando em 40 bpm e a meta é chegar aos 95 bpm, que é o andamento da parte da musica. Mostrarei a evolução pra se ter um exemplo.

Então é só. Até lá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, seja ele qual for.