quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Experimentando a noite - tocando rock em Manaus



Experiência no mercado musical



Todo bar de rock tem o objetivo de se manter no mercado e quem sustenta essa estadia são os clientes. Cliente satisfeito retorna ao recinto para mais uma rodada de cerveja e petiscos, clima da casa, conforto, banheiros limpos, atendimento decente, etc. A combinação desses e outros critérios não enumerados, mas que são positivos para o negocio continuar funcionando, é de extrema importância.



Há algum tempo empresários ou donos de casa de show que exploram o rock como atração para o publico que curte o estilo estão transferindo a função de atrair clientes para as bandas, que além de tocar faz a propaganda do local aonde a mesma vai se apresentar. O que não necessariamente devia ser uma obrigação de divulgar o local porque a banda precisa avisar ao publico disso. Mas o fato é: - O que se passa na cabeça de um empresário a ideia de que somente as bandas devem fazer o trabalho que é de inteira responsabilidade do dono da casa (ou de sua equipe, que na maioria das vezes nem tem uma).



Há relatos de uma casa onde o proprietário taxa: “A banda que não trouxer publico só toca uma vez aqui”. Até que ponto é garantia de que banda atrai público? O publico frequenta um certo bar por causa de bandas? O que significa isso?



Posso sugerir que os donos de bar são inseguros e não querem abraçar o fracasso transferindo pras costas de bandas a responsabilidade de dar certo ou errado. Foge da responsa de levantar o local e ajudar a manter a cena rock n roll na cidade. Não são preparados para atuar no ramo, não conhecem o funcionamento de uma banda. Estão voltados para o lucro.



Possíveis soluções.



Trabalhar junto com a banda questões de som, cachê, divulgação. Saber as necessidades de cada um com objetivo de montar a própria estrutura de som, barateando custo de sonorização (aluguel de som, iluminação). A forma de pagamento do cachê está sendo de acordo com o faturamento. Como boa parte do pagamento é por débito há um tempo para estar na conta da empresa e os pagamentos são feitos 3, 4 dias depois do evento. Uma solução seria pagar 50% adiantado para pagar alguns músicos. Claro que seria difícil, ainda mais o fato dos proprietários nem cogitarem essa possibilidade por não acreditar nesse sistema.





É possível sim, dar mobilidade no mercado musica local. Tanto os segmentos cover ou autoral são consumidores a espera de alguma novidade, seja no tratamento, seja no pagamento. Deve haver um trabalho em conjunto para crescer e se destacar diante das concorrências.



O texto ficou claro? Há erros? Quero que você contribua com sua opinião, que será bem vinda.

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