Experiência no
mercado musical
Todo bar de rock
tem o objetivo de se manter no mercado e quem sustenta essa estadia são os
clientes. Cliente satisfeito retorna ao recinto para mais uma rodada de cerveja
e petiscos, clima da casa, conforto, banheiros limpos, atendimento decente,
etc. A combinação desses e outros critérios não enumerados, mas que são
positivos para o negocio continuar funcionando, é de extrema importância.
Há algum tempo
empresários ou donos de casa de show que exploram o rock como atração para o
publico que curte o estilo estão transferindo a função de atrair clientes para
as bandas, que além de tocar faz a propaganda do local aonde a mesma vai se
apresentar. O que não necessariamente devia ser uma obrigação de divulgar o
local porque a banda precisa avisar ao publico disso. Mas o fato é: - O que se
passa na cabeça de um empresário a ideia de que somente as bandas devem fazer o
trabalho que é de inteira responsabilidade do dono da casa (ou de sua equipe,
que na maioria das vezes nem tem uma).
Há relatos de
uma casa onde o proprietário taxa: “A banda que não trouxer publico só toca
uma vez aqui”. Até que ponto é garantia de que banda atrai público? O
publico frequenta um certo bar por causa de bandas? O que significa isso?
Posso sugerir
que os donos de bar são inseguros e não querem abraçar o fracasso transferindo
pras costas de bandas a responsabilidade de dar certo ou errado. Foge da
responsa de levantar o local e ajudar a manter a cena rock n roll na cidade.
Não são preparados para atuar no ramo, não conhecem o funcionamento de uma
banda. Estão voltados para o lucro.
Possíveis
soluções.
Trabalhar junto
com a banda questões de som, cachê, divulgação. Saber as necessidades de cada
um com objetivo de montar a própria estrutura de som, barateando custo de
sonorização (aluguel de som, iluminação). A forma de pagamento do cachê está
sendo de acordo com o faturamento. Como boa parte do pagamento é por débito há
um tempo para estar na conta da empresa e os pagamentos são feitos 3, 4 dias
depois do evento. Uma solução seria pagar 50% adiantado para pagar alguns
músicos. Claro que seria difícil, ainda mais o fato dos proprietários nem
cogitarem essa possibilidade por não acreditar nesse sistema.
É possível sim,
dar mobilidade no mercado musica local. Tanto os segmentos cover ou autoral são
consumidores a espera de alguma novidade, seja no tratamento, seja no
pagamento. Deve haver um trabalho em conjunto para crescer e se destacar diante
das concorrências.
O texto ficou claro? Há erros? Quero que você contribua com sua opinião, que será bem vinda.
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