segunda-feira, 24 de outubro de 2022

Poucos dias depois da eleição, Lula reconhece que pode perder

 

Longe de o que os jornalistas alinharam com o PT, dizem que o resultado é cantado, o ex-presidente reconhece o fim aberto.

 

Apesar de 48% dos votos e da diferença de 5 pontos sobre Jair Bolsonaro, e com o apoio dos dois candidatos que adicionaram 7%, Lula não está calmo. Todos os manuais parecem dizer que você tem a segunda rodada garantida, mas a política é tão complexa que não é realmente. Será o apoio dos governadores e legisladores eleitos para o atual presidente? Pela campanha que está sendo feita pelo governador de Mina Gerais, um distrito chave para ganhar a eleição? De qualquer forma, o ex-presidente e candidato ao PT está nervoso. Ele reconheceu que o fim está aberto, então ele poderia até perder a eleição.

"Está muito perto", disse Luiz Inácio Lula Lula da Silva a jornalistas na campanha no Rio de Janeiro nove dias após a votação. Embora ele tenha dito que o número de eleitores que eles têm para convencer é reduzido, o candidato da esquerda reconheceu o fim aberto. "Estamos lutando por uma votação de abstenção", disse ele.

Para a ilusão dos partidários do atual presidente, as pesquisas começam a mostrar um cenário semelhante ao que ocorreu antes de sua vitória nas últimas eleições. Depois de um longo período em que o PT foi a força que supostamente ganhou a eleição confortavelmente, os números começaram a ser combinados atingindo a data das eleições.

Pela primeira vez no ano, alguns consultores já dizem que a eleição está empatada. Um exemplo disso é a revisão do Exame/Idanésia, que garante que Lula e Bolsonaro sejam até hoje com um sorteio técnico. O Datafolha, que geralmente dá à frente esquerdista uma grande vantagem, teve que reconhecer em suas últimas publicações que Bolsonaro está estreitando a distância.

Além dos indecisos e dos que não foram votar, Lula está tentando obter alguns votos no grande público evangélico. No entanto, o desespero o levou à contradição total com seus arquivos ao longo da vida. Recentemente, e em contraste com a sua posição histórica, o candidato do PT apontou que a vida é sagrada e obra do criador. "Pessoalmente, sou contra o aborto", disse ele. Essas manifestações, que parecem estar cortando o afogamento, podem ser uma indicação do nervosismo do ex-presidente, que acredita que a eleição não está garantida.

 

Marcelo Duclos

Ele nasceu em Buenos Aires em 1981, estudou jornalismo na Taller Escuela Agencia e é mestre em Ciência Política e Economia em Esade. Ele é colunista de opinião convidado para Profile, Infobae e músico. 

 

https://panampost.com/marcelo-duclos/2022/10/21/a-pocos-dias-de-la-eleccion-lula-reconoce-que-puede-perder/

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, seja ele qual for.