quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

PRIMEIROS ENSAIOS


Após uma semana depois da ligação aconteceu o primeiro ensaio. Cheguei ao estúdio em um domingo 9h, na hora combinada, entramos, conversamos e começamos a tocar. Primeiro tocamos covers na tentativa de conhecer o gosto de cada um e depois de umas 2 horas começamos os trabalhos.


Diante da ideia de compor heavy metal com temática regional expomos nossas ideias e iniciamos com uma ideia que tive durante a semana de brainstorm, na minha casa. A musica se chamaria Sansara e o riff foi inspirado na batida do boi bumbá que consiste em “riffar” a guitarra no toque da caixa e bumbo, bem característico. Confira no link abaixo:


A próxima composição veio do guitarrista Luís Marinho. Um speed metal que tem uma espécie de ritual no meio da musica marcando a mudança de clima e entra no solo que no final resolve para a primeira parte da música. No link você pode conferir a musica que foi gravada na casa do Luis usando um DAW chamado N-track. Fizemos milagre para a época.


A próxima música foi pensada para o FECANI. Ouvi dizer que o festival não aceitaria heavy metal para concorrer, então foram feitas modificações na ideia. O Luis havia feito um esboço com inúmeros acordes. Lembro do quadro que era usado pra dar aulas repleto de notas. Era difícil pra mim. Bom, então fui pra casa para pensar nisso e levei anotado os acordes, campo harmônicos e etc.
O fato inusitado a respeito dessa música é que foi composta no banheiro, enquanto o processo digestivo finalizava seu trabalho. No meio de tanta informação comecei a dedilhar uns acordes numa seqüência simples. Simplicidade deve ser a inspiração, nada complicado,  e foi aí que surgiu as seqüências e ao mesmo tempo fui escrevendo a letra de acordo com a melodia que invadia a minha cabeça. Formei as primeiras frases, o refrão, e o Fabiano continuou e finalizou. Depois criei a linha de baixo, bem característica na musica e que dá o balanço da harmonia.
Ao chegar no estúdio mostrei a idéia pro Luis e a partir daí firmou-se a parceria na composição criativa da banda. No link a versão gravada na casa do Luis.



Então essas são as 3 primeiras músicas compostas por mim, Luis Marinho e Fabiano Martins.

Pra deixar claro: É óbvio que o restante da banda tem seus créditos por fazer o que tinha que fazer já que não havia contribuições diretas na musica. O Paulo, tecladista, tinha muita dificuldade em entender o que estava acontecendo. Eu acho que passava muito heavy melódico na cabeça e não conseguia seguir nós dois. Fora a questão de agilidade. As gravações feitas na casa do Luis demoraram mais com, pela ordem: 1. Paulo, 2. Fabiano. Enquanto que as guitarras e bateria foram feita em 2 semanas, teclado e voz levou 4. Tivemos que finalizar o mais rápido porque já tava irritante. Enfim, chamamos de pré-produção as gravações que fizemos por ser apenas de consulta. Algo para apontar detalhes e consertar.

Já o baterista era mais difícil pois ainda estava aprendendo a se inserir na música. O desafio maior foi em Queimada Floresta pois o desenho é muito suingado e sabia que seria difícil pro batera executar. Claro, pra quem já manja é moleza. Sansara foi outra dificuldade pois o bumbo faz o papel do tarol, no boi. Então foi um desafio e acredito que foi bom pra todos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, seja ele qual for.