terça-feira, 1 de setembro de 2015

Um real no chão não vale a pena nem o esforço



Durante as eleições do ano passado (2014) a economia já dava sinais de que haveria uma grande e bela caganeira, principalmente com o acumulo negativo do outros países que de qualquer maneira afeta o Brasil.

Um ano depois estamos no meio do rio em uma canoa furada e a única ferramenta que temos é um pote de margarina de 500 gramas pra retirar a água que entra. E agora?
Diante desses sinais que afligem os bolsos nosso de cada dia nada se pode fazer com o aumento dos preços. Luz, água, impostos, combustível – que afeta outros produtos que precisam de transporte – a onda agora é economizar de todo o jeito.

Empresas que prestam serviços estão a ver navios, pois seus clientes estão deixando de cumprir as obrigações. Cliente não paga, que não paga a empresa, que não paga funcionários, que não compram nem o básico para comer. A situação esta extremamente difícil forçando o  cidadão a se virar como pode.

Numa saída pra taberna me deparei com um churrasquinho na porta da garagem de uma residência aqui no bairro onde moro. Analisando por cima é complicado atrair cliente onde o ponto está a 50 metros. Complicado, mas, estão tentando. Algo precisa ser feito para manter as mínimas condições de sobrevivência.

É preciso ter calma e não permitir que o desespero tome conta de sua cabeça a ter que tomar medidas irracionais. A preocupação é grande até porque não sabemos por quanto tempo essa crise irá durar. Mas o fato é: Quais ações para mudar esse cenário? Eu tenho algumas ideias e vou sugerir aqui neste blogger.

Diminuição de preços – Enquanto a crise permanece atuando, deve-se contra-atacar com uma política de redução dos preços. Já que não há dinheiro suficiente circulando temos que aproveitar o que resta e é aí que entra a coragem de baixar as coisas. Aluguel, serviços, impostos (esse é difícil), o fato é que se deve ter receita a qualquer custo.

Renegociar dívidas – Os juros devem ser renegociados em bancos para o cliente poder cumprir suas responsabilidades e evitar que virem devedores.

Estimular o consumo – Com algumas mudanças na política econômica é possível retomar a circulação de moeda no país. Claro que a corrupção atrapalha e muito e o governo, na atual conjuntura, está tentando pagar as burradas que andaram cometendo. Essa é difícil haja vista que a corrupção não acaba nesse país. A briga é política e ponto final.

Não sei se essas são medidas corretas, mas, e daí? Se os especialistas, Phd, doutores, estão lá em cima e não esta resolvendo – alguns estão no meio das maracutaias que vemos nos jornais – Se eles não resolvem acertar, eu, que nem formado estou, vou acertar?

Então, o que você pensa disso tudo. Não parece estranho algumas coisas que acontece por aí? Será que há salvação? Curta, comente, compartilhe. Vamos conversar, trocar ideias. Abraço.

* Pode haver erros. Mas não esquente pois tudo é proposital.
**  O título eu vi na internet e achei legal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, seja ele qual for.